quarta-feira, 11 de julho de 2012

III Palco Sonoro da URCA reúne artistas caririenses numa releitura da obra de Gonzagão




A Universidade Regional do Cariri (URCA) adentra o universo musical de um dos maiores artistas da música popular brasileira, com uma releitura do seu trabalho, através dos artistas caririenses. O III Palco Sonoro da instituição traz a música de qualidade no espaço alternativo, à frente do stand da universidade, na ExpoCrato. Este ano, a mostra também faz homenagem ao Rei do Baião.

Na abertura da Programação do III Palco Sonoro, na segunda, 9/7, o público da ExpoCrato teve a oportunidade de acompanhar um pouco do cortejo do Festa do Pau da Bandeira, de Barbalha, com o grupo mirim, carregando o mastro pelas ruas do parque. Em seguida, houve a apresentação de quadrilhas juninas mirins, grupos folclóricos, e o Reisado Menino Deus e Guerreiros da Mãe das Dores, de Juazeiro do Norte. A Orquestra de Flautistas Guarani, da cidade de Campos Sales, fez uma singela homenagem ao Rei Luiz, com a apresentação “Tocando o Mestre da Sanfona: 100 anos de Luiz Gonzaga”, encerrando a primeira noite com o Forró Di Raiz.


A religiosidade popular, a cultura e a natureza, cantadas pelo Rei do Baião, foram levadas ao Palco Sonoro, dentro da temática das releituras do trabalho do artista. Na noite de ontem, o grupo Tambores do Encantado da APAE/Crato, apresentou o espetáculo “Tambores Encantados Homenageiam Luiz Gonzaga, o Menestrel do Sol”. Também foram realizados shows da banda Sol na Macambira e Liberdade e Raiz.

Os grupos que se apresentam na noite de hoje, são a banda Enjoy, de Crato; a Geração Ypisilone, de Antonina do Norte; e Zabumbeiros Cariris, de Juazeiro do Norte.  Os shows começam a partir faz 19 horas.

O Palco Sonoro da URCA passou a ser uma das grandes atrações da ExpoCrato, por se tratar de uma alternativa musical e qualidade, com a presença dos artistas da região, selecionados por meio de edital para participar das apresentações. O palco sonoro tem a coordenação do Professor do Departamento de História da URCA, Carlos Rafael.

Veja programação da quinta ao sábado

Dia 12/7 Quinta
19h00 – Nosso Rei , com João Nicodemos (Crato)
20h00 – Gonzagueando in Beatles, com Silvino e Cleivan Paiva (Crato)
21h00 - Baião de "Nós”, com Flauberto Gomes (Juazeiro do Norte)

Dia 13/07 Sexta (Homenagem dos conterrâneos do Rei)
18h00 - Alegria de Pé-de-Serra, com os Forrozeiros Mirins (Exu)
19h00 - Os Cabas de Gonzaga (Exu)
20h00 - Seguidores do Rei (Exu)
21h00 – Chá-Cutuba chegou, com Chá-Cutuba (Exu)

Dia 14/7 - Sábado
19h00 – Recital de Cordel, com João Dantas (Barbalha)
19h30 – Toque da Zabumba canta “Seu Luiz”, com Toque da Zabumba (Crato)
20h30 – Trio Flor do Piqui (Crato)
21h30 – Herdeiros do Rei (Crato)


Fonte: Assessoria de Imprensa da URCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário